Serviços Preocupações com custos colocam estratégias de IA dos CIOs em alerta

Preocupações com custos colocam estratégias de IA dos CIOs em alerta

Revista CIO – 23 de janeiro 2025
por Paula Rooney – Escritora Sênior

 

A imprevisibilidade de preços e outras preocupações com custos estão se mostrando barreiras significativas à adoção de IA para muitos líderes de TI, com resultados e ROI pesando na balança.

Retrato de dois jovens engenheiros usam computador para conectar, analisar e discutir como programar um cão-robô. Laboratório de pesquisa de alta tecnologia com equipamentos modernos.

Crédito: Gorodenkoff / Shutterstock

Resultados questionáveis e falta de confiança nos benefícios prometidos da IA generativa estão se mostrando barreiras importantes para a adoção empresarial da tecnologia.

Mas, de acordo com uma pesquisa recente da IDC, as preocupações com custos são outro grande obstáculo à IA de geração, com 46% dos mais de 1.000 profissionais de TI entrevistados dizendo que a falta de previsibilidade nos preços é o principal obstáculo para implementar a IA de geração em suas organizações.

Para amenizar essas preocupações, os entrevistados da pesquisa da IDC “relataram uma preferência pelo consumo pré-pago, o que está fora de sincronia com a maioria dos fornecedores que querem um compromisso antecipado”, de acordo com um resumo executivo baseado na pesquisa de outubro com profissionais de TI e executivos de linhas de negócios.

Sastry Durvasula, diretor de operações, informações e digital da TIAA, acredita firmemente que a precificação baseada no consumo é o melhor modelo para as estratégias de IA das organizações empresariais.

Chris Nardecchia, CIO da Rockwell Automation, concorda que o modelo de pagamento conforme o uso é o modelo de preços preferido pelos CIOs.

“A maioria das empresas, especialmente fora do setor de tecnologia, enfrenta barreiras significativas para implementar infraestruturas internas de IA capazes de executar modelos altamente avançados”, afirma. “Embora construir do zero esteja fora do alcance da maioria, modelos baseados no consumo permitem que os CIOs implementem a IA de forma incremental, com um ROI mais mensurável.”

Os líderes de TI estão entendendo melhor as abordagens de precificação de IA dos fornecedores — mas, em geral, não gostam disso. Dave McCarthy, vice-presidente de pesquisa da IDC e um dos autores da pesquisa, destaca que os CIOs ainda estão analisando a melhor forma de gerenciar custos inesperados na nuvem e descobriram que estimar custos para novas cargas de trabalho é desafiador sem dados históricos.

“Como a IA é uma novidade para a maioria das empresas, isso cria um desafio orçamentário para suas iniciativas de IA. Para piorar a situação, muitos fornecedores ainda estão experimentando modelos de precificação variados e sujeitos a alterações”, diz McCarthy. “Essa incerteza cria um desafio para empresas avessas a riscos, que precisam trabalhar com restrições orçamentárias. A precificação por uso é uma forma de reduzir o risco financeiro, evitando a fixação de contratos de longo prazo.”

Adnan Masood, arquiteto-chefe de IA da UST, diz que “preços imprevisíveis” dificultam até mesmo para os CFOs gerenciar os gastos com IA.

Informação compartilhada pela Divisão de mkt KGS DO BRASIL

Postagem Relacionada

Bate-papo
Precisa de ajuda?
KGS DO BRASIL
Olá 👍
Podemos te ajudar?