Revista CIO – 23 de janeiro 2025
por Paula Rooney – Escritora Sênior
A imprevisibilidade de preços e outras preocupações com custos estão se mostrando barreiras significativas à adoção de IA para muitos líderes de TI, com resultados e ROI pesando na balança.
Crédito: Gorodenkoff / Shutterstock
Resultados questionáveis e falta de confiança nos benefícios prometidos da IA generativa estão se mostrando barreiras importantes para a adoção empresarial da tecnologia.
Mas, de acordo com uma pesquisa recente da IDC, as preocupações com custos são outro grande obstáculo à IA de geração, com 46% dos mais de 1.000 profissionais de TI entrevistados dizendo que a falta de previsibilidade nos preços é o principal obstáculo para implementar a IA de geração em suas organizações.
Para amenizar essas preocupações, os entrevistados da pesquisa da IDC “relataram uma preferência pelo consumo pré-pago, o que está fora de sincronia com a maioria dos fornecedores que querem um compromisso antecipado”, de acordo com um resumo executivo baseado na pesquisa de outubro com profissionais de TI e executivos de linhas de negócios.
Chris Nardecchia, CIO da Rockwell Automation, concorda que o modelo de pagamento conforme o uso é o modelo de preços preferido pelos CIOs.
Os líderes de TI estão entendendo melhor as abordagens de precificação de IA dos fornecedores — mas, em geral, não gostam disso. Dave McCarthy, vice-presidente de pesquisa da IDC e um dos autores da pesquisa, destaca que os CIOs ainda estão analisando a melhor forma de gerenciar custos inesperados na nuvem e descobriram que estimar custos para novas cargas de trabalho é desafiador sem dados históricos.
“Como a IA é uma novidade para a maioria das empresas, isso cria um desafio orçamentário para suas iniciativas de IA. Para piorar a situação, muitos fornecedores ainda estão experimentando modelos de precificação variados e sujeitos a alterações”, diz McCarthy. “Essa incerteza cria um desafio para empresas avessas a riscos, que precisam trabalhar com restrições orçamentárias. A precificação por uso é uma forma de reduzir o risco financeiro, evitando a fixação de contratos de longo prazo.”
Informação compartilhada pela Divisão de mkt KGS DO BRASIL